terça-feira, 6 de março de 2012

ABENÇOAR E SER ABENÇOADO Tiago 3:1-12; 4:11-12

Deus é um Ser comunicativo (Hb 1:1) e pelo poder da Palavra criou todas as coisas. Nós também à semelhança dEle somos comunicativos. Desde o ventre aprendemos a arte da comunicação. Crescemos e aprendemos a arte da fala e dai para frente ninguém nos segura mais. Falamos com palavras, gestos, vestimentas, com objetos inanimados, em silêncio, falamos com a voz e com a escrita.
As Pessoas sábias falam, aconselham e abençoam, pessoas tolas falam o que não devem e no abrir da sua boca amaldiçoam.
AOS MESTRES - Tiago aconselha aos mestres que sejam responsáveis com as palavras e vigiem naquilo que ensinam. Assim como nos Conselhos Regionais de Medicina um médico poderá sofrer sansões se cometer erros, ser antiético ou negligenciar a responsabilidade de sua profissão, também aqueles que ensinam serão responsabilizados por Deus pelas suas irresponsabilidades ministeriais. Não queira ser mestre sem ser chamado, não dá certo. Aqueles que lideram o fazem segundo a Palavra de Deus e não ao seu bel prazer.
DOCES LEMBRANÇAS - Como no sermão do monte Tiago nos lembra de que o julgamento pode ser um ato suicida. Julgamento é um tiro que sai pela culatra, pois quem julga será julgado por Deus, Mt.7:1-6. Aquele que julga o próximo toma a posição de Juiz (Tg. 4:11-12), portanto, se tornará um usurpador do Grande Trono. O primeiro que intentou tal ato foi condenado para sempre, sem recuperação. Somos lembrados de que todos erram (3:2) e ainda que a língua não poderá ser domada (3:8). Devemos como bons cristãos amar e perdoar aqueles que em suas fraquezas erram, do contrário cedemos às fraquezas e permitimos cair no mesmo erro. Quem poderá jogar a primeira pedra na direção daqueles que estão no alvo do nosso julgamento? (Jo 8:7).
O PEQUENO CONDUZ O GRANDE - O freio na boca do cavalo permite, até mesmo, uma criança conduzi-lo onde quer. A língua é pequena, mas conduz uma pessoa à bênção ou à maldição. Tiago compara a língua ao veneno da serpente, pode matar. No verso 8 ele diz que a língua, diferente das grandes feras, não poderá ser domada. Quantas vezes ouvimos mensagens sobre dominar a língua e na mesma semana falamos o que deveríamos? “Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim” (3:10).
AS ÁGUAS DE MARA SE TORNAM DOCE – No episodio de Êxodo 15:23-25 o povo não pode beber das águas de Mara, eram amargas. Quantas vidas desgraçadas pela língua, casamentos arruinados por palavras destruidoras, filhos sofrendo pelas maldições recebidas de seus pais, profissionais machucados na alma por mercenários, quantos sorrisos apagados pelo poder venenoso da língua. Podemos mudar esta situação permitindo o Espírito Santo dirigir nosso coração. Jesus disse pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mt 12:34). Esta fonte amarga poderá ser transformada em fonte doce. Você pode ser uma pessoa agradável a todos a sua volta. No caso da fonte de Mara Deus ordenou a Moises que lançasse um galho nas águas e foram transformadas em águas potáveis, Permita que Jesus transforme seu coração!
Cuidado com o que você fala, não use expressões chulas. Lembre-se o cristianismo não é um jogo de escolhas onde voluntariamente se troca o caminho ao bel prazer das situações. Na Igreja comporta-se como ovelha, em casa como machista, feminista, pais amaldiçoadores, no trabalho como sindicalista revoltado, no transito como irracional, nos negócios como mercenário. Peça a Deus que lhe ensine a abençoar as pessoas a sua volta e perdoar-lhes as falhas e assim manifestar que sua fonte é de água viva.
Deus abençoe sua vida e as pessoas a sua volta.
Pr. Daniel Santos

Nenhum comentário :

Estamos em manutenção, enquanto isso curta nossa página no Facebook

Você será redirecionado a ela automaticamente em 6 segundos.
Se não funcionar, acesse
https://www.facebook.com/pages/Tibal/313090912066523.