sábado, 24 de março de 2012

SER PASTOR



Pr. Junio Oliveira

"Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho" (1 Pedro 5:2-3)

Não por constrangimento, mas espontaneamente.
O chamado pastoral não é algo forçado ou a última escolha na vida de alguém. É algo que nasce dentro do coração e espontaneamente se externa com atitudes cristãs e focadas no outro, principalmente no que se refere ao cuidar e se importar com o próximo.
Quando se sabe o que Deus quer na sua vida, e para sua vida, há um prazer mesmo em meio a dor. Não um prazer sadomasoquista, mas algo que transcende o entendimento, creio que é o mesmo sentimento que o profeta Habacuque afirmou quando disse, “ ainda que a figueira não floresça e não haja fruto na figueira, (...), ainda assim, confiarei e me alegrarei no Deus da minha salvação”.


Nem por sórdida ganância
Ninguém deve almejar o ministério pastoral com o intuito de enriquecer. Pastorear é doar-se. O que se vê em muitas congregações nos dias de hoje, são pastores acumulando fazendas, aviões, canais de televisão, templos suntuosos, roupas de marca, com a bandeira de amor a obra e sacrifícios financeiros, contrariando o conselho de Pedro. Isso não é certo!
Todo o recurso, todo presente de Deus para a vida do pastor, deve ser diretamente utilizado para fazer a diferença na vida das ovelhas. Não é justo, nem digno, um pastor dormir debaixo de um edredom maravilhoso, tendo a consciência que uma de suas ovelhas sofre com o frio durante a madrugada gelada.
O verdadeiro pastor dá a sua vida por suas ovelhas. As ovelhas não têm que dar a vida por seus pastores.






Nem como dominadores dos que vos foram confiados.

Pastores não são chefes, nem gerentes, nem donos de ovelhas. Pastores são cuidadores de ovelhas.
O chamado é para apascentar. Apascentar segundo o dicionário é “levar a pastar, alimentar, nutrir.” Isto é, conduzir alimentando e nutrindo a ovelha durante toda a sua vida.
Durante a caminhada há o período que se deve corrigir, exortar e puxar as rédeas, porém, isso é feito somente com o intuito de provocar o crescimento e demonstrar o cuidado.


Antes tornando-vos modelos do rebanho
Enfim, pastorear é ser exemplo para o rebanho. Isso exige um padrão de vida onde eu tenho que viver o que eu prego. É ter a consciência que aqueles que estão sob minha responsabilidade, consideram os meus atos como referencia/modelo.
Isso não quer dizer que devemos passar a imagem de super-homens para as pessoas. Devemos nos esforçar para sermos modelos de fé, seja na conduta de não pecar, seja no tocante ao arrependimento diário.


Enfim, ser pastor é algo gratificante e sério. Não é um cargo de luxo, é algo que me faz tremer todos os dias diante de Deus, sob a responsabilidade que me foi proposta.
Espero responder esse chamado de maneira mais leal e amorosa possível.



Pr. Junio Oliveira
Pastor da Juventude
3º Igreja Batista do Jardim Laguna
(31) 8501-9811

Nenhum comentário :

Estamos em manutenção, enquanto isso curta nossa página no Facebook

Você será redirecionado a ela automaticamente em 6 segundos.
Se não funcionar, acesse
https://www.facebook.com/pages/Tibal/313090912066523.